Regularização de moradias reforça o caixa da prefeitura

A regularização de moradias em Santa Maria beneficia os proprietários e, ao mesmo tempo, impacta nos cofres do município, ainda mais em época de vacas magras, como é o caso da prefeitura, que está sob um decreto de contenção de despesas.


Em 2024, entraram no caixa do Executivo R$ 5 milhões resultado da inclusão de novos cadastros de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Nos últimos oito anos, segundo a prefeitura, foi concluída a regularização de 114 núcleos urbanos e entregues mais de 13,2 mil matrículas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os números do programa de Regularização Fundiária Urbana (ReUrb), da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), foram apresentados durante o 1º Encontro dos que Fazem a ReUrb”, realizado em Porto Alegre.

 
Painelista no evento, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt explicou como a constituição de uma equipe técnica multidisciplinar, com arquitetos, urbanistas e assistentes sociais, permitiu a otimização dos processos internos e a gestão dos casos. Também contribuíram para o trabalho as parcerias estratégicas com o Cartório de Registro de Imóveis, o Ministério Público e a Câmara de Vereadores. 


– Adotamos uma abordagem integrada, que envolve, desde a capacitação técnica e o uso de novas tecnologias, como o georreferenciamento, até o diálogo constante com as lideranças comunitárias. Realizamos mobilizações nos bairros, mutirões de cadastro e eventos para a entrega dos títulos, sempre explicando o processo e sanando dúvidas – afirmou ele.


A legalização da moradia com a entrega da matrícula, além de possibilitar ao proprietário vender ou transferir o imóvel com segurança jurídica, permite o acesso a financiamentos e valoriza, ainda, as casas.


Números do programa

  • Mais de 13,2 mil matrículas regularizadas em 8 anos
  • 76 núcleos mapeados para regularização futura
  • 114 núcleos urbanos regularizados (localidades, vilas, loteamentos, conjuntos habitacionais)
  • 43 núcleos urbanos em processo de regularização, totalizando 2.119 lotes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

CPMI do INSS apresenta plano de trabalho e amplia período de apuração para fraudes em aposentadorias Anterior

CPMI do INSS apresenta plano de trabalho e amplia período de apuração para fraudes em aposentadorias

Novo faz filiações e articulações em Santa Maria Próximo

Novo faz filiações e articulações em Santa Maria

Jaqueline Silveira